Como você conheceu este blog?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Seu Lunga em Luanda

A galera, tá fazendo confusão perto de mim, para eu escrevo no blog. Tá um sucesso.
Eu falo, o blog é para assunto relacionado com qualidade. Então vem frases do tipo, tudo deve ser feito com qualidade.
Então, vamos lá, registar o ocorrido na quarta-feira no mercado xxxxxxxx, estavamos com o carrinho cheio de chocolate e uma mala de viagem.
Tudo estava tranquilo até chegar no caixa.
Estavamos eu, uma pessoa que irei chamar de Lunga e Edenildo.
A moça (caixa) foi passando as compras (chocolate) e eu já abria e comia (estava com fome).
Daí, hora de pagar, deu: 12mil e tal.
O lunga pegou o telefone e começo a fazer as contas, 153dólares mais alguma coisa de kwanza, estava tudo certo.
Ele estava uma simpatia, deu boa noite, perguntou se estava tudo bem e etc.
A caixa, respondeu tranquilamente.
Daí eu percebi que ela não tinha calculadora, eu fiquei pensando como ela vai fazer para transformar o valor em dólar em kwanza, pensei pode ser cabeça ou no papel.
Tinham mais duas pessoas que trabalham neste mercado a conversar com a caixa.
Uma falou assim:
_Você pega o valor em kwanza e multiplica pelo câmbio que é 80.
Eu pensei rápido:
_Vai ser dinheiro demais...kkkkkkkkkkkkk
Então o lunga, falou com calma e simpatia:
_Eu já fiz a conta aqui na minha calculadora, eu posso ensinar.
Ela:
_Fulano, vem aqui fazer o cálculo.
Vem este fulano
Ele pegou a calculadora, fez a conta e falou:
_Falta 1000kz, ele deve ter se confundido, deveria faltar uns 100kz.
O lunga falou, como, por favor faz novamente a conta.
Daí acho que o fulano, também estava com dúvida na calculadora, saiu escondido deixou a coitada da caixa lá.
A outra amiga explicava e nada.
O Lunga falou:
_Não vou levar mais nada.
Eu falei:
_Eu já comi foi é muito, e agora?
O pior estava a acontecer.
Ela fez a conta e disse o valor certo.
Ele entregou o dinheiro e ela falou
_Senhor, este dinheiro tá gasto (tá velho) os 3 dólares.
Pensei na hora, no Brasil aceita-se qualquer dinheiro, o banco troca.
Eu olhei para a nota e não estava ruim, é porque todo dólar aqui é zero km, novinho e estes estavam mais usado.
Ele se arretou, ficou nervoso e falou assim, tirando todo o dinheiro da carteira.
_Este serve? este serve? e este? e este? O dinheiro estava todo espalhado, era kwanza, dólar, até euro, faltou o real.
Eu queria rir, e Edenildo, tentou deixar ele tranquilo, mas pra quem conhece o lunga como eu, o que poderia fazer era rir.
Ele pegou um monte de kwanza e os 150dólares e deu e falou:
_quero o meu troco e não me venha com dinheiro gasto. Eram 11kz de troco.
Ele falou:
_Não me venha com dinheiro gasto, quero 11kz
A moça deu 15kz tudo novinho, 1kz quase não existe.
Eu pensei, ainda bem que ele vai viajar de férias...

3 comentários: