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sábado, 26 de setembro de 2009

ANALISE DE DADOS 8.4 ISO9001

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Como uma organização deve auditar a conformidade com a ISO 9001:2000 na cláusula 8.4. Análise de Dados? Ou melhor: ela é auditada? Infelizmente, alguns auditores dizem que não, pelo menos não diretamente.

O que deveria ocorrer é o reconhecimento da importância do requisito, pois ele é um dos oito princípios da gestão da qualidade. A ISO 9000, Cláusula 0.2g, lista o 7º princípio como a “Abordagem Factual na Tomada de Decisão” e explica que as decisões eficazes baseiam-se na análise de dados. A análise de dados é uma atividade essencial para melhorar seu sistema e seus processos, bem como seus produtos e serviços. A coleta de dados não tem sentido se os dados não forem examinados, avaliados, analisados e convertidos em propostas para a tomada de decisão.

Para julgar a conformidade pelos critérios de auditoria, é preciso entender claramente o requisito. A Cláusula 8.4 começa assim: “A organização determinará, coletará e analisará os respectivos dados para demonstrar a adequação e a eficácia do sistema de gestão da qualidade e para avaliar onde fazer a melhoria continuada da eficácia do sistema de gestão da qualidade”. O recurso do Guia de Terminologia, no site da ISO, define o termo “análise” como o desdobramento de algo complexo em seus vários e simples elementos.

A razão para separar algo em seus vários elementos é determinar ou sua natureza (a análise qualitativa) ou suas proporções (análise quantitativa). Por conseguinte, analisamos os dados para mostrar que o sistema de gestão da qualidade é eficaz (atingindo os resultados planejados) e para saber onde as melhorias podem ser feitas. Não basta apenas coletar os dados, e sim analisá-los e chegar a algumas conclusões.

Além disso, a cláusula 8.4 liga-se às 4.1. e 4.1, que afirmam, “A organização monitorará, medirá e analisará esses processos e implementará as ações necessárias para atingir os resultados previstos e a melhoria contínua desses processos”. A cláusula 8.4 continua, “Isso deverá abranger os dados gerados resultantes de monitoramento e da aferição, bem como de outras fontes relevantes”. Esse requisito enfatiza que os dados coletados, especialmente os numéricos, devem ser incluídos na análise.

Como resultado das atividades de monitoramento e medição exigidas pelas cláusulas 8.2.3 e 8.2.4, da ISO 9001:2000, deve ser levantada uma grande quantidade de dados, que podem ser analisados para indicar tendências. Quaisquer tendências encontradas poderiam sugerir onde estão os problemas no seu sistema de gestão da qualidade e indicar áreas onde sejam necessárias melhorias.

A cláusula 8.4 também se liga novamente à 8.1, que reza, “A organização planejará e implementará o monitoramento, a aferição, a análise e os processos de melhoria necessários para demonstrar a conformidade do produto, garantir a conformidade do sistema de gestão da qualidade e continuamente aprimorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade”. A cláusula 8.1 também diz que “Isso abrangerá a determinação do método aplicável, inclusive as técnicas estatísticas e a extensão de sua utilização”. Portanto, é preciso considerar e identificar os métodos a serem utilizados na análise. E as técnicas de estatística são ferramentas úteis no processo de análise.

A cláusula 8.4 conclui, “A análise de dados fornecerá informações relativas:

a) à satisfação do cliente (ver 8.2.1),
b) à conformidade dos requisitos do produto (ver 7.2.1),
c) às características e tendência dos processos e produtos, inclusive oportunidades de ação preventiva, e
d) aos fornecedores”.

A análise dos “dados” propicia “informações”, ou seja, transmite o conhecimento originado na análise. Os resultados podem ser utilizados para avaliar a satisfação do cliente, fornecer evidências de que o produto atinge seus requisitos, tomar decisões quanto a ações corretivas ou preventivas, e avaliar a escolha e o desempenho do fornecedor. A análise de dados é também mencionada na cláusula 8.5.1, Melhoria Contínua. Diz que “A organização melhorará continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade mediante o uso da política e dos objetivos da qualidade dos resultados da auditoria, da análise de dados, de ações corretivas e preventivas e da análise da gestão”.

Já a cláusula 8.4, do padrão de diretrizes da ISO 9004, diz que as decisões devem se basear na análise dos dados de aferição e das informações levantadas. Deve-se analisar os dados para:

- avaliar o desempenho em face dos planos, objetivos outras metas definidas
- identificar áreas de melhoria e possíveis benefícios às partes interessadas

Afirma que as decisões com base em fatos exigem ações eficazes, tais como:

- Métodos válidos de análise
- Técnicas estatísticas adequadas
- Tomada de decisões e ações com base nos resultados de análises lógicas, ponderadas com a experiência e a intuição

A análise de dados ajuda a determinar a causa de problemas existentes ou potenciais, e assim orientar as decisões sobre ações corretivas e preventivas necessárias para a melhoria. Para que haja uma avaliação eficaz, por parte da gerência quanto ao desempenho total de uma organização, os dados de todas as partes da organização devem ser integrados e analisados. O desempenho geral deve ser apresentado em formato adequado aos diferentes níveis da organização. Os resultados podem servir para determinar:

- Tendências; a satisfação do cliente (e de outros interessados)
- A eficácia e eficiência do processo; a contribuição do fornecedor
- O sucesso dos objetivos de melhoria do desempenho
- A economia da qualidade, das finanças e da performance relacionada com o mercado
- Marcas de desempenho; competitividade

Voltando à pergunta original: Como auditar a Análise de dados? Bem, pode ser difícil avaliar, porque a ISO 9001:2000 não diz quais dados devem ser coletados, nem como analisá-los. O requisito demanda uma análise dos dados “adequados”. Para começar, vejamos os resultados de análises de dados implícitos em outras cláusulas:

- Eles avaliam o desempenho face aos seus objetivos de qualidade (5.4.1)?
- Sabem qual é o atual nível de satisfação do cliente (8.2.1)?
- Determinam a eficácia de seus processo-chave (8.2.2)?
- Determinam seu nível de conformidade aos requisitos do produto (8.2.4)?
- Rastreiam o desempenho de seus fornecedores atuais (7.4.1)?
- Examinam as tendências para identificar ações preventivas? (8.2.3)

Caso qualquer um desses tópicos estiver faltando ou for incompleto, deve-se verificar se os dados estão sendo coletados e não analisados, ou se os dados simplesmente não estão sendo reunidos. Redigir algo mais específico ajudará a organização a enfocar os dados adequados para sua análise.

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Revista Banas Qualidade
Ano XVII – Data: Dezembro de 2007 – Nº. 187



RD Consultoria

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